quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Fisioterapia antes da Bariátrica

Isso mesmo, ontem na consulta pra marcar a Cirurgia, o meu medico me pediu pra fazer 10 seções de Fisioterapia Respiratória.
De inicio confesso que fiquei com um pouco de preconceito. Pois são 10 seções e são mais 10 dias correndo atras de clinica.

Mas fui fazer uma pesquisa e acabei mudando o meu pensamento a respeito, pois percebi que a fisioterapia antes da cirurgia é muito importante.

Segue abaixo a melhor explicação que achei na internet.
Pra quem tem duvidas ou vai passar por isso vale a pena ler.



Algumas dificuldades para respirar podem ocorrer em até 30 dias após a cirurgia bariátrica. O paciente que realizou uma preparação adequada no período pré-operatório a base de exercícios respiratórios, tende a reagir melhor ao período pós-operatório, previne futuras complicações e encurta o seu tempo de internação.
A fisioterapeuta Juliana Franzotti explica que como a cirurgia bariátrica é realizada com anestesia geral, isso implica no processo de intubação e ventilação mecânica durante a cirurgia. Em algumas situações, principalmente quando o índice de massa corporal é maior que 45kg/m2, ou em casos em que o paciente é portador de apneia do sono, bronquite ou asma, as complicações respiratórias pós operatórias podem surgir com mais facilidade, já que os pulmões têm a tendência de ficarem mais “murchos” e a musculatura respiratória mais fraca logo após a cirurgia, diz a fisioterapeuta..
Como já comentamos anteriormente, o Respiron é o principal equipamento usado nos exercícios respiratórios. Por meio dele, é possível fortalecer a musculatura respiratória e melhorar a expansão dos pulmões. O manuseio do Respiron é muito simples e prático, basta realizar uma expiração profunda e na sequência puxar o ar com a boca no bocal do aparelho e elevar as bolinhas de 3 a 5 segundos, soltar todo ar novamente (expirar sem a mangueira na boca) e iniciar outra inspiração com o bocal do aparelho ajustado a boca.
A fisioterapeuta adverte que o exercício deve ser iniciado na graduação zero e, quando o nível estiver fácil, o paciente deve aumentar gradualmente de 0,5 em 0,5.  Esse procedimento deve ser feito para chegar próximo ao nível 3, que é o ideal para a cirurgia.
Este exercício deve ser realizado em 3 vezes de 30 repetições por dia, ou seja, 30 vezes pela manhã, 30 vezes a tarde e 30 vezes a noite.
É fundamental fazer os exercícios respiratórios antes da cirurgia para que o paciente tenha segurança e sucesso no procedimento cirúrgico.

Fonte:http://www.drthalesdelmondes.com.br/a-importancia-da-fisioterapia-respiratoria-com-respiron-antes-da-cirurgia-bariatrica/ 

3 comentários:

  1. Oi Lili,
    estou adorando ter achado um blog assim que esteja bem no inicio, antes da bariátrica.
    todo dia venho dar uma olhada nas novidades!
    ja pensou em fazer videos no youtube?
    estou torcendo por ti.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii Cris...
      Fico muuito feliz em saber que gosta, e me anima mais...
      Entao.. sim ja pensei em fazer videos..Mas e a vergonha?! hahaha
      Mas prometo que vou pensar com carinho...

      E você tem blog?

      Beijao :)

      Excluir
    2. Hehehe, te entendo, mas pensa mesmo, eu vou acompanhar! :D
      Nao tenho blog, na verdade nao entendo muito de blog.
      Mas como te disse pra mim é ótimo acompanhar pq estou recém pensando em marcar consulta com um cirurgião.
      :* :*

      Excluir